Bandeira do BrasilBandeira da Itália




Estas informações não são é uma verdade absoluta, é só uma versão que pode muito bem ser real.



Origem e significado


O sobrenome familiar Mandolesi foi classificado como sendo um toponímico, ou seja, a designação de sobrenomes ou apelidos de família derivados de lugares ou acidentes geográficos, pois está é a hipótese mais provável.

Nestes casos, topônimos nada tem a ver, diretamente, com apelidos da família mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.

Os sobrenome englobados sob o titulo de toponímico são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos do que os demais, pelo fato de se reportarem a um determinado local, a um espaço físico, a um ponto de referencia especifico, situado no tempo e no espaço.

Grande parte dos toponímicos se originou diretamente da denominação de uma cidade, de um povoado ou de uma região, normalmente o uso como sobrenome familiar repete o próprio nome da localidade ou faz uso do gentílico.

Ao mesmo tempo devemos salientar que muitas outras famílias, nascidas nestas localidades, também adotaram-na como sobrenome familiar, desta forma nunca pode-se afirmar que duas pessoas que se utilizem do mesmo toponímico como sobrenome sejam parentes sem antes fazer uma averiguação detalhada em suas arvores genealógicas.

No caso em estudo temos a palavra Mandolesi, forma plural de Mandolese, esta formada pela junção entre o substantivo Mandola e o sufixo -ese, é interessante notar que normalmente este sufixo indica um locativo o que inicialmente nos leva a crer que este sobrenome seja um toponímico (tipo de sobrenome baseado em locais ou acidentes geográficos), existe uma localidade ao norte da Itália denominada de Mandola, o termo Mandolese provavelmente refere-se a uma pessoa oriunda de tal local.

Existem ainda duas cidades setentrionais cujo nome fora Mandello e que podem ter dado origem ao sobrenome porem o mesmo seria algo como Mandellonese e não Mandolese, ainda é possível que o sobrenome possa derivar de alguma localidade denominada de "Mando" porem não foram encontrados registos da existência da mesma.

Existe ainda uma hipótese de que este sufixo esteja identificando um profissional, mandola foi um tipo de instrumento musical de cordas muito parecido com o bandolim existindo até quem o chame de Mandolim, neste caso o termo mandolese poderia identificar o profissional cujo sustento estivesse ligado a confecção e/ou comercio deste instrumento ou execução de musicas através de sua Mandola.

Desta forma, entre os séculos VIII e XV, pois foi neste período que 90% dos sobrenomes se formaram, alguém, cuja origem tenha sido a localidade de Mandola ou cujo sustento estivesse, de alguma forma ligado ao instrumento de mesmo nome, foi identificado em sua localidade pela alcunha de "il Mandolese", quando este Sr. teve um filho o mesmo foi então conhecido como "Fulano Filius Mandolese" ou seja "Fulano filho do Mandolese", o filho deste, ou melhor, neto do patriarca original simplesmente se utilizou do termo após o primeiro nome como forma de se identificar como descendentes daquele Sr., sendo conhecido então como "Sicrano Mandolese", o repasse do termo de geração em geração acabou por transforma-lo em um sobrenome familiar.

A forma plurificada surgiu para se identificar um clã familiar, em italiano a frase "Família dos Mandoleses" fica "Famiglia dei Mandolesi", os que passaram a se utilizar do novo temo deram origem a este braço familiar.

Algumas fontes ainda sugerem que o termo Mandolese possa ter derivado da redução Mando muito associada ao nome próprio Armando.



Texto elaborado por Luiz Carlos Benzi com base nas fontes citadas no mesmo e/ou publicadas em http://www.sobrenomes.kit.net