Bandeira do BrasilBandeira da Itália





FAMILIA MANDOLESI NO BRASIL

OS PRIMEIROS:

Ulderico Mandolesi nasceu na cidade de Ancona, Província de Ancona, Itália, aos 16 de junho de 1862. Filho de Giovani Mandolesi e Nicolina Marchetti. Chegou ao Brasil, no porto de Santos, em 1880, fixando residência em São Paulo, onde exerceu a profissão de padeiro, no bairro do Bom Retiro.
Conheceu e mais tarde contraiu matrimônio com Palmira Baldoni, também nascida em Ancona, aos 23 de fevereiro de 1875. Ela filha de Thereza Baldoni e Pedro Baldoni. O casamento se realizou na cidade de São Paulo, aos 7 de fevereiro de 1891; ele, então, com 28 anos e ela com 16 anos. Fixaram residência em São Paulo, no bairro Bom Retiro, que na época era reduto dos italianos, onde os dez filhos cresceram.
No ano de 1901, quando em visita à Itália, nasceu seu quinto filho - Álvaro, o único italiano nato dentre todos.
Por influencia amigável de Nino Dastri a família mudou-se para Itajubá, em 1914, onde, naquela época, como proprietário inaugurou a Padaria Mandolesi, na, então, Rua da Fábrica, atual Rua Dª. Maria Carneiro.
Na época, as filhas Antonietta, Brazelina, Nicolina e Iolanda, trabalhavam na fábrica de chapéu. Américo exercia a profissão de marceneiro, Bruno e Ítalo de mecânico, e Álvaro de padeiro, o qual, mais tarde, veio a adquirir a parte dos irmãos, ficando posteriormente como único proprietário da padaria; na qual trabalhou mais de 50 anos.

OS FILHOS:
- Desta união nasceram 10 (dez) filhos:
Brazilina Mandolesi – brasileira, que se casou com José Gaudino;
Antonietta Mandolesi - brasileira, que se casou com Eusebio Monte Rosa;
Américo Mandolesi - brasileiro;
Ítalo Mandolesi - brasileiro;
Álvaro Mandolesi - italiano;
Iolanda Mandolesi - brasileira, que se casou com Domingos Marcaccini;
Nicolina Mandolesi - brasileira, que se casou com José Lemos;
Bruno Mandolesi - brasileiro;
Gioconda Mandolesi – brasileira e solteira; e
Clara Mandolesi - brasileira, que se casou com Prudente Reis.
Américo Mandolesi - homem, nascido no Brasil, em 1898 e falecido em 07/05/1968. Era marceneiro proprietário de uma moderna marcenaria; exerceu também função comercial com padarias nas cidades de Cristina e São Lourenço. Casou-se com Regina Danesi e desta união nasceram os filhos: Ulderico Luiz; Palmyr Rose; Marlene; Ocirema; Claudiomir; e Hedwiges.

Álvaro Mandolesi - homem, nascido em Ancona, na Itália, em 1901 e falecido em 14/04/1991. Era comerciante e atuava no ramo alimentício; sendo proprietário da Panificadora Mandolesi, uma das mais antigas de Itajubá; Fundou em 1951 o Cine Teatro EDNA; foi Presidente fundador do Itajubá Tênis Clube (Praça de Esportes) e Membro fundador do SMART FUTEBOL CLUBE. Casou-se com Alice Braz e desta união nasceram os filhos: Edna Mércia; Álvaro Rubens; e Giselle Mirian.

Bruno Mandolesi - homem, nascido no Brasil, em 1906 e falecido em 21/07/1966. Hábil serralheiro e músico por paixão. Casou-se com Rosaura Carneiro e desta união nasceu o único filho Uldélio..